Consumo de energia fluorescente vs LED?

LED VS FluorescenteUma iluminação adequada é extremamente importante. Esta reflete-se no consumo de energia, mas pode também influenciar aspetos como a produtividade, acidentes de trabalho, problemas de saúde, entre outros.

As grandes dúvidas são: Que tecnologia devo escolher? Qual é a mais apropriada para o meu negócio? Qual permite uma maior poupança?

Estas questões são recorrentes, e tornaram-se cada vez mais frequentes com a substituição da iluminação incandescente por soluções fluorescentes e LEDs.

Identifica-se com estas perguntas? Está no sítio certo.

Ao longo deste artigo vamos explicar cada uma destas tecnologias inovadoras e entender as suas vantagens e desvantagens.

Iluminação fluorescente, o que é?

A iluminação fluorescente surgiu com a necessidade de substituir a iluminação incandescente por uma solução mais eficaz, tanto em consumo de energia como em durabilidade.

Esta tecnologia foi criada por Nikola Tesla e foi considerada a revolução da iluminação. Estas fontes de luz, comparativamente com as incandescentes, duram 10 vezes mais e consomem 5 vezes menos energia.

Vantagens da Iluminação fluorescente:

  • Baixa emissão de calor o que proporciona uma boa relação de economia e eficiência energética.
  • A iluminação fluorescente proporciona uma versatilidade elevada uma vez que se adaptam facilmente aos mais variados locais.
  • A vida útil das lâmpadas fluorescentes é cerca de 8 mil horas.
  • Uma lâmpada fluorescente produz cerca de 80 lumens por watt, sendo que este se reflete numa economia do consumo energético em cerca de 80%.
  • Baixo custo de aquisição.

Desvantagens da Iluminação Fluorescente:

  • Extremamente poluente, pois um dos componentes das lâmpadas fluorescentes é o mercúrio. Quando estas deixam de produzir luz são normalmente descartadas pelas vias comuns de lixo doméstico e acabam por ter um impacto negativo no ambiente.
  • As lâmpadas fluorescentes não emitem luz instantânea, sendo que necessitam de algum tempo para alcançar o seu potencial máximo, consumindo mais energia ao ligar.
  • Fraca ou até mesmo nula resistência ao impacto e quedas.
  • A luz por meio fluorescente incomoda a visão, não sendo a solução indicada para ambientes de trabalho.
  • Ligar e desligar um foco de iluminação fluorescente muitas vezes, diminui a sua vida útil.

Iluminação LED, o que é?

O LED, Light Emitting Diode, é um componente tecnológico que consegue transformar a energia elétrica numa fonte de luz visível.

Antes de ser utilizado em sistemas de iluminação, esta tecnologia já estava presente em pequenos indicadores luminosos que davam a indicação do estado dos aparelhos eletrónicos. Um exemplo disto são as pequenas luzes vermelhas nos televisores que indicam que a televisão está em standby.

No entanto, a evolução tecnológica permitiu que estes componentes adquirissem novas características, fazendo com que os LEDs ganhassem cada vez mais brilho e passando a ser uma importante fonte de luz.

Esta importância foi assumida a partir do momento em que surgiram as primeiras crises energéticas, as preocupações do uso adequado da energia elétrica e a necessidade de adotar e desenvolver soluções de iluminação amigas do ambiente.

Vantagens da Iluminação LED:

  • Uma lâmpada LED pode atingir um tempo de vida de 50.000 horas, com a vantagem de acender e apagar de forma instantânea.
  • Não aquece, o que previne o envelhecimento de materiais associados à iluminação, como suportes, cabos e casquilhos. Esta baixa emissão deve-se ao facto de 95% da eletricidade seja destinada à formação de luz.
  • Resistente a quedas e a impactos.
  • Eco-friendly. Baixa de emissão de CO₂, não emite infravermelhos, ultravioletas, não inclui mercúrio, nem outros componentes nocivos.
  • Eficiência energética e de iluminação superior. Os LEDs podem chegar a consumir entre 60% a 90% menos energia, comparativamente com as soluções tradicionais.

Desvantagens da Iluminação LED:

  • Investimento inicial elevado, uma vez que a instalação de LEDs requer mão de obra especializada. Contudo, a longo/médio prazo é possível verificar retornos no investimento, sendo que em média este é recuperado em aproximadamente 18 meses.
  • Vulnerável a pico de alta e baixa tensão. Para evitar uma avaria precoce é indispensável investir em aparelhos de segurança.
  • A iluminação LED para ser confortável à vista dos seus colaboradores ou clientes têm que ser bem posicionada. Para isso necessita de realizar um estudo luminotécnico. Algumas empresas já incluem este serviço com a aquisição e instalação desta solução, mas normalmente este representa um custo extra.

Fluorescente vs LED? Como posso poupar mais?

Para cada problema há uma solução, sendo que em certos casos pode ser a iluminação LED e noutros a fluorescente.

A iluminação LED é sem dúvida a iluminação do futuro, porém os custos elevados associados faz com que esta solução seja projetada para investimentos pensados a longo prazo. Um projeto desta índole só terá retorno financeiro cerca de 18 meses depois.

No que diz respeito à iluminação fluorescente, o investimento é menor, porém a poupança e o consumo de energia não é tão eficaz como o LED. Esta solução poderá ser indicada para obter uma poupança a curto prazo.

Ao nível de flexibilidade e projeção de luz, o LED oferece um dinamismo maior desde o controlo do nível de iluminação ou até mesmo a sistemas integrados que reconhecem o grau de luminosidade natural e conjugam automaticamente com a luz artificial.

Se a sua preocupação, além do consumo energético, é o ambiente, o LED é o mais indicado. São equipamentos com uma maior vida útil e não utilizam qualquer composto prejudicial ao ambiente.

O que devo ter em atenção na minha escolha de iluminação?

Gráfico comparativo de iluminação Incandescente, Fluorescente e LEDDeve identificar bem as suas necessidades e objetivos com a iluminação.

Em segundo lugar, deve definir se o seu investimento é de longa ou curta duração e que garantias os fornecedores oferecem.

Se o seu investimento for de longa duração e o fornecedor oferecer no mínimo uma garantia de 5 anos e assistência técnica, o LED é a solução mais vantajosa.

Se o seu investimento for a curto prazo, a iluminação fluorescente é suficiente, considerando sempre que a longo prazo esta solução vai pesar mais no seu orçamento e que não é tão benéfica para a saúde, bem-estar e produtividade dos seus colaboradores.

A resposta final deste artigo? 

Comparação de Consumo de energiaA iluminação LED ganha este “combate”. Esta solução é indicada para escritórios, retalho, indústria, iluminação pública e até mesmo para decoração.

O consumo de energia é inferior, tem uma maior durabilidade e é uma solução que não prejudica o meio ambiente.

Saiba mais sobre o LED Lighting aqui.