Investir em iluminação LED? Conheça os motivos

À noite todos os gatos são pardos? A iluminação LED da NetScreen dizem que não.

Sabia que a luz tem um impacto muito maior do que apenas iluminar?

É verdade, a luz adequada pode influenciar aspetos como a produtividade, acidentes de trabalho, problemas de saúde, entre outros que vamos abordar ao longo deste artigo.

Antes de começar a investigar retenha alguns conceitos:

Fluxo Nominal: O fluxo luminoso nominal define a quantidade de luz gerada por uma fonte. Para lâmpadas que emitem luz em todas as direções, a quantidade de luz gerada é especificada em lumens.

Potência consumida (W): Watt é uma unidade de potência, cujo símbolo é W, que corresponde a um joule por segundo. É a medida de potência para a capacidade de realizar um trabalho. É caracterizado pela quantidade de energia convertida em joules, sendo utilizada ou simplesmente dissipada num segundo.

Eficácia (lm/W): A eficácia luminosa indica a eficiência com a qual a energia elétrica consumida é transformada em luz.

CCT (Temperatura de Cor Correlacionada): A luz branca difere em três temperaturas básicas de cor. Todos eles são graus medidos em Kelvin. Branco quente 3000K é geralmente representado por uma cor laranja ou amarelada, Neutral White 4000K a cor branca é usada para a sua representação e 6000K Branco Frio sendo que a cor azul representa este tom.

Vida útil (x)h/L(x): Vida útil equivale ao tempo (x horas) em que a fonte de luz LED leva, até que seu fluxo luminoso atinja determinada percentagem (L70 por exemplo, sendo 70%) em relação ao fluxo luminoso inicial. As lâmpadas LED não costumam apresentar queima súbita como outras tecnologias, mas apresentam perda gradual de luminosidade e qualidade da luz ao longo do tempo.

Conheça todas as soluções que apresentamos para cada segmento de mercado:

  • Iluminação Exterior
  • Indústria
  • Retalho
  • Escritórios
  • Decoração

led-exterior

Iluminação Exterior

 A iluminação exterior é uma das especialidades mais ricas desta área e ao mesmo tempo complexa, em que existem requisitos fotométricos obrigatórios, dependendo do local ou tipo de rua. Sejam autoestradas, parques de estacionamento, estações de serviço ou até iluminação de monumentos, a Netscreen garante o cumprimento de todas as normas e requisitos em vigor.

 As soluções Netscreen LED Lighting representam a melhor escolha em termos de desempenho, economia de energia, vida útil e restituição cromática.

A Iluminação exterior toma importância em vários fatores consoante as necessidades de cada espaço. Alguns aspetos, como a iluminação pedestre, circulação segura, orientação e conforto visual vão conceder ao seu espaço exterior um ambiente de qualidade para os seus usuários.

iluminacao-led-industrial

Indústria

Nos meios industriais a iluminação ganha um ponto de destaque: segurança.

Quando os níveis de iluminação não são adequados, a probabilidade de existirem acidentes de trabalho aumenta. Isto não só prejudica diretamente os colaboradores, como também representa um transtorno no sucesso dos negócios.

Uma iluminação adequada permite uma maior perceção de velocidade, proximidade e profundidade, evitando acidentes que possam colocar a vida de pessoas em risco. Para além destes pontos, aumenta os índices de produção.

led-retalho

Retalho

No retalho, encontramos consumidores cada vez mais exigentes. Se há uns anos os espaços de excelência eram reconhecidos porque respondiam às necessidades destes, hoje é importante proporcionar uma experiência ao longo de todo o processo de compra.

Assim, acaba por ser contraproducente iluminar todos os espaços da mesma forma. A iluminação de realce assume uma importância cada vez maior por criar uma experiência sensorial que ajuda a intensificar o ato de compra.

led-escritorios

Escritórios

Em escritórios, uma iluminação adequada é extremamente importante. Se é comum os colaboradores terem queixas relacionadas com dores de cabeça, olhos cansados e tensão nas costas e ombros deve procurar substituir a sua iluminação com o auxílio de um estudo luminotécnico. Este desconforto generalizado leva a uma baixa produtividade e a uma maior taxa de erros.

Uma projeção de iluminação coesa vai evitar o cansaço visual, tal como outras estratégias, como o uso de uma temperatura de cor que promova uma sensação de bem-estar e consequentemente estimule a produtividade.

Nas aplicações em escritórios, salas de aulas, bibliotecas ou salas de espetáculos, existe uma necessidade de utilização flexível do espaço disponível, tornando impossível um conceito de luz fixo.

A Netscreen aconselha a implementação de sistemas de gestão de iluminação inteligentes. Estes permitem usar e controlar a luz conforme as suas necessidades, representando poupanças energéticas significativas.

Uma iluminação variada com tonalidade ativa faculta um ambiente de trabalho agradável e aumenta a motivação. Fontes de luz sem encadeamento que cumpram os padrões aplicáveis, que se adaptem à luz do dia ou detetem a presença de indivíduos são requisitos básicos.

led-decoracao

Decoração

A iluminação decorativa permite relacionar a arte com a ciência, concedendo uma maior notoriedade ao local. Para isto, técnicos especializados em light design desenvolvem em parceria com profissionais do ramo da decoração, designers e arquitetos um plano que realça a elegância com a perspetiva funcional.

Sensores e controladores inteligentes permitem aos sistemas adaptar-se aos níveis de luminosidade do dia e criar impressões duradouras em todos os locais. A iluminação decorativa de fachadas e monumentos, é um elemento chave no especto exterior de empresas, hotéis, restaurantes e centros históricos.

A NetScreen possui um conjunto de técnicos especializados para garantir que o seu projeto é delineado e implementado à medida. O facto de cada local ser único exige que a panóplia de soluções tenha características únicas de modo a cumprir com os objetivos pretendidos.