5 estratégias de marketing para farmácias

Gostava de conhecer as melhores estratégias de marketing para farmácias e aumentar o volume de vendas?

Ótimo! Neste artigo apresentamos-lhe as cinco mais eficazes (e os meios certos) para o conseguir.

O mercado farmacêutico tem algumas particularidades no que diz respeito à comunicação, uma vez que a publicidade relacionada com medicamentos é fortemente regulada, mas existem inúmeras estratégias e recursos digitais que o ajudam a chegar mais perto dos seus clientes.

É natural que lhe surja a dúvida porque devo investir em marketing?

Pois bem, técnicas de marketing bem aplicadas só vão beneficiar o seu negócio. Já ouviu falar de reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca é o maior alicerce que qualquer empresário pode ter, aproximando o seu negócio aos seus clientes. Esta aproximação gera confiança, ajuda-o a fidelizar o público e reforça a credibilidade da sua farmácia.

Agora, quer saber quais as estratégias de marketing para farmácias, não é?

O prometido é devido e vamos partilhar as cinco estratégias de marketing para farmácias mais eficazes.

Em primeiro lugar, fica a dica: elabore um plano no qual define as estratégias a utilizar pois estas vão ajudá-lo a comunicar de forma assertiva. É fundamental estar atento ao seu público e criar a melhor experiência de compra possível, tendo em consideração as principais necessidades dos seus clientes.

1ª – Fidelização de clientes

Mais importante do que cativar novos clientes é fidelizar os que já existem, fazendo com que estes recorram aos serviços da sua farmácia sempre que desejarem.

A criação de programas de fidelização, por exemplo de um cartão de cliente, ajuda bastante neste processo. O cliente faz uma compra e como recompensa recebe pontos para descontar em compras futuras ou em produtos de merchandising.

Outra vantagem do programa de fidelização é que pode obter dados dos seus clientes, como idade, dia de aniversário, frequência de compra, tipo de produtos que geralmente adquire, entre outros.

Estes dados vão permitir-lhe que conheça melhor o seu público e, inclusivamente, poder direcionar campanhas ou promoções.

A fidelização de clientes também pode ser realizada através da oferta de serviços, nomeadamente a entrega de medicamentos ao domicílio.

2ª – Atendimento personalizado

O atendimento personalizado deve ser uma prioridade. A fidelização de clientes e a obtenção de alguns dados podem ajudá-lo.

Essas informações permitem-lhe criar campanhas direcionadas para os interesses de cada um dos seus clientes, bem como para outras ações, como uma mensagem de parabéns no dia de aniversário.

Quanto mais personalizado e humano for o atendimento, mais o cliente se aproxima da farmácia, tornando-a na sua escolha principal quando necessita de algum produto ou serviço.

3ª – Comunicação diferenciadora

A comunicação é a maior aliada das suas vendas, permitindo-lhe chegar ao seu público de forma muito mais eficaz.

O primeiro passo é perceber quais são os seus principais produtos ou serviços, os pontos fortes que diferenciam a sua farmácia de todas as outras e, de seguida, escolher o suporte de comunicação mais indicado.

Para isso, é comum recorrer aos tradicionais suportes físicos, como expositores ou cartazes, mas, se pretender marcar a diferença, uma montra digital de publicidade LED permite-lhe comunicar conteúdos dinâmicos e cativar mais pessoas para a sua farmácia.

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4ª – Campanhas

As campanhas vão ajudá-lo a cativar e fidelizar mais clientes, aumentado o número de vendas da sua farmácia.

Pensemos no verão. Nesta época do ano é possível realizar uma campanha de prevenção para os perigos da excessiva exposição ao sol ou uma promoção de um protetor solar. Tal como este exemplo, existem outros tantos que o vão ajudar a dinamizar o seu negócio.

Os meios a utilizar são muitos e as opções podem abranger uma campanha de redes sociais, um outdoor, um painel digital na sua farmácia ou um sistema de mensagens para a sua base de dados. Tem, ainda, a possibilidade de combinar diversos meios de comunicação.

5ª – Transformação digital

A evolução tecnológica aproximou o digital às nossas vidas e é, sem dúvida, um excelente apoio para as atividades comerciais de uma farmácia.

Quando se fala em suportes digitais associa-se diretamente à internet, mas estes meios são muito mais do que isso. Podemos estar a falar de um sistema de distribuição de senhas onde o suporte seja em touch screen e ainda num suporte de publicidade LED junto da sua montra para comunicação exterior.

Estes equipamentos digitais vão ajudá-lo a interagir de forma mais eficaz com o seu público e, por consequência, atribuem prestígio e geram admiração pela sua farmácia.

Numa perspetiva de transformação digital relacionada com o mundo online, também existem vários recursos para o ajudar, como as redes socias e o E-commerce.

As redes sociais são cada vez mais indispensáveis para as marcas, pelo que a presença e publicação regulares de conteúdo pode ajudá-lo a atrair novos clientes e a fidelizar os que já existem. São, igualmente, um excelente recurso para divulgar campanhas e responder a questões do seu público.

estrategia farmacia redes sociais

Estas plataformas online permitem-lhe construir um relacionamento com os clientes, posicionar a sua farmácia e gerar interação.

As plataformas de E-commerce também o podem ajudar a aumentar o seu volume de vendas, proporcionando aos seus clientes uma experiência de compra única sem sair do conforto do seu lar.

Uma plataforma de vendas online, juntamente com um serviço de distribuição, assegura uma compra mais prática e rápida, sem a necessidade de perder tempo em deslocações e filas.

Qual é a sua estratégia de marketing farmacêutico?

É fácil concluir que o marketing para farmácias pode ser um grande impulsionador das vendas, mesmo com todas as regulamentações a que este segmento de mercado está sujeito.

Entre todas as estratégias que lhe apresentámos, deve explorar a(s) que melhor se aplica(m) à sua realidade de modo a desenvolver confiança e um bom relacionamento com o seu público.

Quando construir a sua estratégia deve ter como principal foco as necessidades dos seus clientes e qual a forma mais eficaz de as colmatar.