Smart Cities – Presente ou Futuro?

O conceito das Smart Cities traduz-se na aplicação das tecnologias de informação e comunicação em projetos urbanos que interagem de uma forma inteligente com a população.

Com o ideal de utilizar energia, materiais e recursos de modo sustentável, são cada vez mais os municípios que estão atentos às novidades tecnológicas, com o objetivo de promover um estilo de vida saudável e consequentemente uma melhor qualidade de vida aos habitantes.

Estas soluções “inteligentes” melhoram a qualidade dos serviços públicos através de análise de dados. Estes dados permitem um melhor acompanhamento por parte da gestão do município e permite que os cidadãos usufruam das infraestruturas e serviços públicos de forma mais consciente, reduzindo custos operacionais e de manutenção.

Relacionar a tecnologia digital diretamente com o quotidiano humano proporciona uma nova maneira de viver na cidade através da inovação, gestão, inclusão e conetividade.

 Atualmente existem diversas soluções em utilização por todo o mundo. Sistemas de vigilância que detetam atividade criminosa automaticamente, transportes urbanos autónomos, sistemas de advertising inteligentes e até mesmo semáforos, iluminação pública e contentores de lixo conectados à internet.

Smartcities

 

Em Portugal, existem Smart Cities?

O centro de Portugal é um excelente exemplo. Há cidades que conjugam os recursos tecnológicos com a história e regionalidade de modo inteligente e sustentável.

Leiria é um destes casos, onde aposta no desenvolvimento de soluções de suporte à indústria. Tem também à disposição da comunidade académica 220 bicicletas com uma autonomia de 100km, resultado da U-Bike  promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria. Além destes projetos existem muitos outros com o objetivo de contribuir para um crescimento sustentável na mobilidade e planeamento urbanístico.

Viseu também é uma Smart Citie. Conhece o Viriato? O primeiro transporte público elétrico não tripulado. Com vários projetos destaca-se ainda TOMI World, um conceito inovador para os turistas interagirem com a cidade ou a AIGA Concept, uma solução inovadora no tratamento das águas.

Aveiro, distinguida pela Universidade Harvard com o “Innovation in Community Engagement Award 2020”, leva a cabo projetos únicos. O projeto Aveiro Tech City visa implementar iniciativas com benefícios claros para os cidadãos, de modo que estes percebam a importância da tecnologia no desenvolvimento e gestão da cidade.

Como a NetScreen pode ajudar as Smart Cities?

 A NetScreen é uma marca fabricante de equipamentos de Tecnologia LED 100% digital, para exibição de conteúdos digitais, bem como de projetos e instalações de iluminação LED, com vista à decoração de fachadas ou à eficiência energética.

O LED, Light Emitting Diode, é um componente tecnológico que consegue transformar a energia elétrica numa fonte de luz visível.

A importância desta tecnologia deu-se a partir do momento em que surgiram as primeiras crises energéticas, as preocupações do uso adequado da energia elétrica e a necessidade de adotar e desenvolver soluções amigas do ambiente.

Assim, a NetScreen pode ajudar no desenvolvimento das Smart Cities em duas áreas:

  • Iluminação LED
  • Publicidade LED

Vantagens da iluminação LED

  • Uma lâmpada LED pode atingir um tempo de vida de 50.000 horas, com a vantagem de acender e apagar de forma instantânea.
  • Não aquece, o que previne o envelhecimento de materiais associados à iluminação, como suportes, cabos e casquilhos. Esta baixa emissão deve-se ao facto de 95% da eletricidade seja destinada à formação de luz.
  • Resistente a quedas e a impactos.
  • Eco-friendly. Baixa de emissão de CO₂, não emite infravermelhos, ultravioletas, não inclui mercúrio, nem outros componentes nocivos.
  • Eficiência energética e de iluminação superior. Os LEDs podem chegar a consumir entre 60% a 90% menos energia, comparativamente com as soluções tradicionais

Smartcities_Led lighting

Além destes pontos é importante ressalvar o aspeto estético, a qualidade da luz projetada, a performance de iluminação e o sistema de controlo DALI – Digital Addressable Lighting Interface – que permite controlar toda a iluminação digitalmente.

Vantagens da Publicidade LED

  • Um painel de publicidade LED transmite muito mais facilmente a comunicação à população, sendo que esta está cada vez mais consciencializada e direcionada para os conteúdos digitais.
  • Facilidade na gestão de campanhas podendo ser intercaladas com publicidades comerciais e de promoções do município.
  • Conexão em tempo real com os munícipes, podendo ser partilhadas informações de emergência e de última hora.
  • Solução de publicidade e comunicação eco-friendly com uma pegada ecológica reduzida comparativamente com as soluções tradicionais.
  • Universo de integração de outras tecnologias ascendentes para ajudar a monitorização da cidade, desde o tráfego até ao acesso de infraestruturas municipais.

Smartcities_Publicidade_LED

Um painel de publicidade LED é um recurso versátil totalmente controlado de forma digital e à distância. Os seus conteúdos em movimento captam facilmente a atenção das pessoas e ajudam-nas a reter a mensagem.

Quer saber como tirar todo o proveito das soluções LED da NetScreen? Deixe a sua mensagem no formulário.

O Futuro é Digital, o Futuro é NetScreen!